Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Tragédia destrói um país que estava em reconstrução


Haiti
Caetano Veloso
“Se você for a festa do pelô, e se você não for
Pense no Haiti, reze pelo Haiti
O Haiti é aqui
O Haiti não é aqui”

Quando Caetano compôs a canção Haiti ciente ele era sobre as condições sócios – economicas desse pobre país caribenho. Mas, com certeza o compositor e nem a atrasada ou insigne tecnologia local conseguiram prever essa tragédia.
A situação do país desde a expulsão dos colonizadores franceses nunca foi boa. Fome, miséria, guerrilhas e epidemias sempre foram problemas locais.
Esse novo terremoto que abalou o país de forma cadastrófica, tirou o nada de quem já não tinha.
Nem militares, nem engenharia, nem o prédio da Organização das Nações Unidas, ONU e nem nada resistiu ao abalo sismo que destruiu Port-au-Prince.
A dois dias acompanhando os noticiáios, vendos fotos e videos no you tube sobre a tragédia, o sentimento de tristeza e incapacidade por muitos instantes tomaram conta do meu coração.
Como eu queria ir pra lá ajudar. A sensação que tenho é que antes do terremoto os esforços eram pra reconstruir o país, agora tudo começa do zero.
Cheguei até pensar se eu fosse um artista famoso como Bonno Vox, Sting, Paul McCartney e outros que tem uma consciência social, promoveria agora um mega evento para arrecar fundos para as vítimas da tragédia.
Se eu fosse o Obama mandaria fomentos como máquinas, remédios, especialistas e tudo mais que minha condição permitesse para ajuda-los.
Ontem ao ver ou ler em alguma mídia que por falta apás as pessoas cavocam com as mãos para tentar resgatar vítimas, uma revolta comigo mesmo tomou conta de meu coração.
Gritei várias vezes a Jah. Por que meu Senhor, por quê?
Não sei se orar resolve, mas no momento é o que faço.


Todos pelo Haiti.

3 comentários:

  1. Talvez a ajuda humanitária e tropas para socorrer as vitimas sejam fávoráveis para o momento, mas o que os haitianos precisam é de dignidade, de serem encarados de igual para igual, de amor e solidariedade. Mas não só em momentos de tragédias como essa ali naquele pais pulsam corações e acredito meu amor, que muitos outros corações olharam para eles com melancolia e pena, mas se esqueceram de tudo ao levantarem do sofá.
    Só Deus sabe o quanto eu queria estar lá, não sou médica, nem pisicologa, nem bombeira, mas tenho amor a base que me sustenta.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Acho que este sentimento, de querer estar lá, ajudar no que for preciso, é comum a todos nós, sonhadores e utópicos. Mas, agora, resta-nos rezar pelo Haiti.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Muriçoca,

    Meu coração está também muito angustiado com a situação do Haiti.
    Também não entendo o porque disso. Só sei que me sinto impotente, completamente impotente.

    Também escrvi um texto, mas nem escrevendo a angustia passa...
    Vamos orar, Deus está olhando por eles!

    bjos

    ResponderExcluir