Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Biodiversidade é preciso preservar



2010 foi eleito pela Organização das Nações Unidas, ONU como o ano da internacional da biodiversidade. Entendo o significado dessa palavra como um conjunto de biomas que se interpolam direta ou indiretamente e formam a diversidade física da natureza.


A se pensar em como a preservação do meio ambiente foi gerenciada pelo homem durantes os séculos é escandaloso seu descaso com a natureza.



Após o surgimento das cidades e, por seguinte, o advento revolução industrial - a destruição do meio ambiente - em princípio-, foi visto como uma maneira de suprir demandas da sociedade urbana. E, ao acreditar que o processo regenerativo da natureza poderia acompanhar o desenvolvimento, a humanidade começou a explorar de forma desenfreada os recursos naturais.


Karl Marx, em seus ensaios, já alertava que a produção e o consumo poderiam alcançar um patamar insustentável e, ambas as necessidades - descontroladas- afetariam diretamente o meio ambiente.


O início da conscientização ambiental ainda é recente. No mundo, apenas em meados dos anos 60 com a contracultura, um levante significativo acadêmico e ideológico passou a ganhar forças contra a destruição do planeta. No Brasil, os créditos primórdios da difusão da consciência ecológica nascem com os teólogos de libertação.


Atualmente palavras como desenvolvimento sustentável, área de proteção ambiental – APA, aquecimento global começam a ganhar forças em diversas camadas da sociedade e inicia-se um lento progresso em conscientizar empresas, indústrias, agricultores e pessoas no mundo contemporâneo sobre ação e reação do meio ambiente diante a destruição dos recursos naturais que afeta à redução da biodiversidade.



ONG`s como WWF, Greenpeace, SOS Mata Atlântica, por exemplo, fazem um elo entre a natureza e a política. Estas são responsáveis em cobrar os governantes, orientar a sociedade sobre questões ambientais e agir na natureza em áreas problemáticas. Porém, a preservação da natureza necessita de uma maior mobilização popular e isso só haverá quando se conseguir uma educação ambiental em grnade escala.



O Ministério do Meio Ambiente, MMA apresenta em seu site a execução orçamentária de R$ 50.406.311,68 em gastos em 2009 com programas governamentais relacionados a preservação da natureza. Gestão da Política de Meio Ambiente, Prevenção e Combate ao Desmatamento, Queimadas e Incêndios Florestais – Florescer e Conservação e Recuperação dos Biomas Brasileiros são alguns exemplos de políticas públicas elaboradas pelo governo federal. O valor gasto em cada programa pode ser visto no site: http://www.mma.gov.br/transparencia/



Não sei se a cifra acima citada foi suficiente ou não para diminuir, preservar e conscientizar os agentes que forma o que chamamos de sociedade sobre degradação a natureza. Sinto uma leve melhora da consciência humana com Gaia. No Brasil, a Amazônia está sendo menos desmatada, porém em outras áreas no país, a ausência do poder público ainda permite a destruição de ecossistemas, a falta de planos de manejos nas APP´s e APA´s ainda precisa ser solucionada e leis contra os criminosos e licenças ambientais precisam ser repensadas.



Compreender a Terra como um macro organismo onde a célula humana não seja um vírus é nova consciência que deve ser proliferada.



“Pensar local. Agir global”. Agenda 21



“Muita gente pequena em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas mudarão a face da Terra” Provérbio Africano







2 comentários:

  1. Fala Hermann,

    Belo texto,

    A biosfera não é algo externo a nós, pelo contrário, somos partículas dela. Essa humildade é o que falta ao ser humano, para que ele possa perceber o que realmente é importante a existência.

    Obs.: essa fonte dificulta a leitura!

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa tarde. Vi o seu blog e gostei muito. Morei uns 10 anos no sul da Bahia, em Ilhéus e outras cidades vizinhas. Tive oportunidade de acompanhar um trabalho junto à CEPLAC, que se preocupava com a preservação e conservação da Natureza. Daí, comecei a me preocupar com o tema e hoje após aposentar-me em 2003, passei a produzir Sabão Ecologicamente Correto. O Sabão Lev, que é totalmente biodegradável e obedece a todos os parâmetros de um sabão 100% Ecológico. Procure no google, no youtube, comprove e conheça todo o processo de fabricação de um sabão artesanal e totalmente ecológico. veja: “Sabão Ecológico LEV”. Nosso contato é romulobc48@yahoo.com.br. Contate-nos. Agradecemos a atenção

    ResponderExcluir